sábado, 5 de março de 2011

Efeitos do álcool no corpo



Já teve curiosidade de saber como as bebidas alcoólicas agem no seu corpo?  Porque do desequilibro,da euforia,da confusão mental?
Então vamos ver algumas curiosidades ;)



1.O principal ingrediente das bebidas alcoólicas como todos sabem é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea atraves da mucosa da boca.
2. Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado.
3. São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrarem na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu
4. Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são enviadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água - (ex:cérebro, fígado, coração e rins)
5. No fígado 90% das moléculas de etanol são  quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo e causa alguns efeitos.

Os efeitos nos órgãos

No cérebro
1. Quando o etanol carregado pelo sangue chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina. Esse neurotransmissor  serve para regular o prazer, o humor e a ansiedade. Por isso, um dos primeiros efeitos do álcool é deixar a pessoa desinibida e eufórica
2. Se a pessoa segue bebendo, outros dois neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que por sua vez regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado no cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalhar menos, a pessoa perde desde a coordenação até o autocontrole.
Nos rins
1.Quem bebe tem mais vontade de fazer xixi. E isso não rola só pela quantidade de líquido ingerido. O etanol age na hipófise, uma glândula no cérebro. Lá, ele inibe a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins. Com menos líquido absorvido, mais urina é eliminada.


Efeitos do álcool:
homens x mulheres
Quando você comparar homens e mulheres de mesmo peso, altura e porte físico, os homens tendem a ter mais músculos e menos gordura que as mulheres. Como o tecido do músculo tem mais água do que o tecido de gordura, uma dada dose ou quantidade de álcool será diluída mais em um homem do que em uma mulher. Por isso, a concentração de álcool no sangue resultante daquela dose será maior em uma mulher do que em um homem, e a mulher sentirá o efeito daquela dose de álcool antes do homem.

Para mais informações consultem o site :http://saude.hsw.uol.com.br/alcool.htm ;)

2 comentários:

  1. hauhauah nada como uma ressaca pra poder levanta a curiosidade de como funciona o álcool no organismo neh ahuahauhauhah

    ResponderExcluir