terça-feira, 22 de março de 2011

Crustáceo parasita

Cymothoa exigua (conhecido popularmente como piolho de língua) é um crustáceo parasita da família Cymothoidae que mede cerca de 4 cm e parasita as brânquias  dos peixes.Após se instalar nas brânquias dos peixes esse parasita se aloja na língua do animal e extrai todo sangue que conseguir.Devido a falta de sangue a língua do peixe acaba atrofiando e imagina o que esse parasita faz? - Substitui a língua do peixe!

Os músculos do parasita se fixam ao os peixe e o peixe começa a utilizar o parasita como se fosse sua própria língua. o.O
O parasita nao causa nenhum dano ao hospedeiro, pois mesmo substituindo a língua do animal ele consegue se alimentar normalmente e o parasita continua se alimentando do sangue do peixe pelo resto da vida.Esse parasita é o único que substitui o órgão do hospedeiro  e nao causa problemas para o ser humano, claro que se for pego vivo pode morder e sugar todo o seu sangue Muahahahaha (brincadeira rs).

Há muitas espécies de Cymothoa , mas apenas C. exigua é conhecido por consumir e substituir a sua língua de acolhimento.
Em 2005, um dos peixes com este parasita foi descoberto no Reino Unido. Como anteriormente ele somente fora encontrado em peixes obtidos ao longo da costa da Califórnia, especulou-se que seu território poderia estar se expandindo ou então o peixe parasitado poderia ter sido levado “de carona” em algum barco e seu aparecimento no Reino Unido seria apenas um incidente. (Wikipedia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário