Antes de dar parabéns pra todas as mulheres vamos saber o porque desse dia ser o dia internacional da mulher?
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surgiu na virada do século XX inserido no contexto da segunda revolução industrial e primeira guerra mundial, quando ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina na indústria.
Pelo trabalho ser perigoso e com salários miseráveis muitas mulheres protestavam em várias partes do mundo destacando Nova Iorque,Berlim e Viena.

Em 1910 foi realizado a primeira conferência internacional de mulheres e foi aprovada a proposta da socialista alemã Clara Zetkin de instituição de um dia internacional da mulher, porém nenhuma data foi definida.No dia seguinte a data foi comemorada dia 19 de Março na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
O terrível incêndio na fábrica de Triangle Shirtwaist em 1911 que matou 146 pessoas (maioria costureira) ficou conhecido erroneamente como dia internacional da mulher, devido a situação precária de trabalho naquela fábrica.
Em 8 de março de 1917, a greve realizada pelas operárias da indústria têxtil contra a fome e contra participação do país na Primeira Guerra Mundial .Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.
PARABÉNS MULHERES!!!! e nunca deixem esse dia cair no esquecimento, porque muita gente lutou e morreu por isso!!!
Erasmo Carlos - Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário